De Taubaté para a Apple e o mundo

Envolvido desde pequeno com o mundo da computação, o estudante de Engenharia Mecânica Vitor Cesco, 19 anos, já sabia qual rumo daria à sua vida. Seu primeiro iPod foi quem o inspirou a pesquisar mais sobre a Apple e sobre engenharia de programação que o conduziu ao programa de iOS Developer onde ele tem publicados, hoje, cinco aplicativos na loja da empresa de Steve Jobs e que, aproximadamente, já vendeu para mais de quarenta países.


“Você imagina que um cara lá na Albânia está usando um negócio que você fez e isso está ajudando ele no dia a dia ou onde quer que seja que ele for usar e isso é bem legal (…) então o fato de todos os aplicativos que eu mandei terem sido aprovados e de estarem na loja é bem legal, excitante e dá vontade de continuar fazendo mais e mais”, declara Vitor.
Do aplicativo para calculadora binária, criado durante seu primeiro ano de faculdade, até os aplicativos para iPhone, Vitor precisou ter muita dedicação e, por vezes, abdicou dos estudos para se dedicar à programação de softwares. “Acho que valeu a pena ter matado um pouquinho só os estudos pra me dedicar ao que eu gostava, mas tem que andar tudo junto e hoje em dia minha família me dá um apoio muito bom”, disse.
Os Aplicativos

Você já viveu a situação de pedir roupas ou sapatos a parentes e conhecidos que viajam ao exterior e se sentiu frustrado ao constatar que as medidas que você pediu vieram erradas por erro de cálculo? Pois é, Vitor também já viveu essa situação frustrante. E pensando em algo funcional para o dia-a-dia, um de seus aplicativos criados calcula a diferença de pesos e medidas de maneira rápida e com um design prático para aparelhos da Apple como o iPhone e o iPad.
Além disso, outro aplicativo muito usual do estudante taubateano consegue localizar datas entre 1901 e 2092 de maneira mais rápida e prática que o calendário comum de um celular, sem precisar de acesso à internet,  facilitando assim a vida de quem depende de checagem de datas e prazos como, por exemplo, jornalistas e relações públicas.
De abril até agora, estima-se que, cerca de mil pessoas compraram os aplicativos de Vitor que custam de um a três dólares, sendo que, de acordo com o programa no qual ele está inserido, ele tem direito a 70% dos lucros. Mas, conforme as tecnologias da Apple se atualizam, os aplicativos precisam ser atualizados para não ficarem defasados.
“O processo de aprovação em si não é tão rigoroso, até porque é vantagem para a Apple ter aplicativos na loja (…) então o desafio maior é você não deixar ele ficar defasado, deve estar sempre atualizando e não deixar ele parado porque a Apple pode retirá-lo por ele não vender mais”, explica.
Link para a loja americana* da Apple:
*Para ser encaminhado para a página da loja brasileira, digite “Vitor cesco” (sem aspas) no campo de busca.
Veja aqui o vídeo com a reportagem feita pela Vangaurda e divulgada no portal Vnews:

0 comentários:

Postar um comentário

 
ComuLinks © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops